Seja bem-vindo. Hoje é

CAÇA-NET, O Intrépido Caçador da Internet.
Procuras Algo Na Internet e Não Encontra?.

Clique no Botão Abaixo e solicite o Que Queres:



Ricardo Fragoso

rfragoso.rfa@aol.com

sexta-feira, 16 de março de 2012

[Novas Fontes Energia] - Bactéria da atmosfera pode ser a nova fonte de energia mundial


Bactéria da atmosfera encontrada em rio britânico pode ser a nova fonte de energia mundial





Este tipo de bactéria normalmente é encontrado em órbita acima da Terra. Surpreendentemente, foram encontradas em um rio britânico – são cotadas como uma nova fonte de energia para o mundo.
Os organismos misteriosos foram encontrados na foz do Rio Wear, em Sunderlad, podendo gerar eletricidade quando usadas em uma bateria especial, chamada de célula de combustível microbial.
O Bacillus stratosphericus – geralmente é encontrado a 32 km acima da Terra – acredita-se que foram trazidos à superfície por ciclismo atmosférico, o que provoca aumento de evaporação de água na estratosfera e, em seguida, caem novamente.
  É uma forma particular de bactéria potente, que podem ser utilizadas em células para converter resíduos de rios em sua alimentação. Eles possuem o dobro de potencial de liberação de energia elétrica, comparada com outras bactérias da superfície. Os cientistas da Newcastle Universty acreditam que elas poderiam ser colhidas e usadas em países em desenvolvimento como dispositivo útil de energia.
Dentro dessa célula especial, os organismos produziriam dióxido de carbono, prótons e elétrons quando fossem mantidos em solução sem oxigênio. O estudo foi publicado no jornal American Chemical Society Science, na área de tecnologia ambiental, encabeçado pelo professor Burgess de biotecnologia marinha.
Encontrar B. stratosphericus foi uma grande surpresa. Elas demonstram potencial para o futuro. Há bilhões de micróbios que podem ter potencial de geração de energia”, comentou o professor.
Os pesquisadores selecionaram as melhores linhagens deste tipo de bactéria, mostrando que conseguem gerar 200 watts por metro cúbico. Embora ainda seja relativamente uma baixa quantidade de energia, isso seria o suficiente para fornecer uma fonte de luz em locais onde não existe energia elétrica.
A utilização de micróbios pode gerar eletricidade em um novo conceito de tratamento de águas residuais em estações de depuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário