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Ricardo Fragoso

rfragoso.rfa@aol.com

sexta-feira, 16 de março de 2012

[Noticías Ensino Público] - Tablets nas escolas públicas


(Foto meramente ilustrativa)

MEC QUER TECNOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA
Ministério da Educação prevê cerca de R$ 150 milhões na compra de 600 mil tablets para uso de professores do Ensino Médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais

Fonte: Correio do Povo (RS)

A velocidade tecnológica é muito maior que a capacidade da escola em processá-la. Apesar disso, a escola não pode ficar à margem da evolução tecnológica. A opinião é do ministro daEducação, Aloizio Mercadante, ao confirmar os investimentos do Ministério da Educação(MEC) em tecnologias.

Para este ano, o MEC prevê cerca de R$ 150 milhões na compra de 600 mil tablets para uso de professores do Ensino Médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais.

"Estamos definindo que, na Educação, a inclusão digital começa pelo professor", disse Mercadante. Assim, o MEC já formou mais de 300 mil docentes em tecnologias da comunicação e informação e instalou Internet banda larga em 52 mil escolas públicas urbanas.

Além disso, o ministério oferece o Banco de Objetos Educacionais e o Domínio Público, que, entre outras obras, dispõe da coleção "Educadores". E na Fundação Lemann, são traduzidas aulas de Matemática, Física, Biologia e Química em material pedagógico com abordagens inovadoras.

O MEC também ampliará a distribuição do computador interativo, equipamento que reúne projetor, microfone, DVD, lousa e acesso à Internet. E, no 2 semestre, chegarão os tablets.

Aos computadores escolares serão integradas as lousas eletrônicas, com caneta e receptor. Acopladas ao computador interativo, elas permitirão ao professor trabalhar o conteúdo disponível em parede ou quadro rígido, sem a necessidade de manuseio de teclado ou computador.

Os equipamentos digitais integram o projeto Educação Digital - Política para Computadores Interativos e Tablets. Ele oferecerá instrumentos e formação a professores e gestores de escolas públicas relativos ao uso das tecnologias de informação e comunicação no processo ensino/aprendizagem.

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